Janne Ruth

Coordenadora dos grupos de dança do Ceará, diretora e fundadora da Escola de Ballet Janne Ruth, do grupo BCAD e do Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará. Formada em Ballet Clássico desde 1979 pela Escola de Ballet Hugo Bianchi. Formada em Ballet Contemporâneo pela Escola Wilma Vernon no RJ.

Tem metodologia do Estudo e Ensino da Dança, Nível Profissional nos 09 estilos de Dança, na Dance Center, em Salvador Bahia, filiada a Universidade Católica da Bahia. Tem Mestrado em Dança pela UNIC – União internacional de Intercâmbio Cultura – Brasil – França e USA. Como coreógrafa tem cursos, mestrados e participações em Festivais nas diversas cidades do Brasil e do exterior: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belém, Recife, Amazonas, Salvador, Campina Grande, Teresina, João Pessoa: Praga – República Tcheca, França, Inglaterra, Bélgica, Itália, Espanha e Suíça. Estudou com grandes Mestres (Eugênia Feodoro, Hugo Bianchi, Dilma Smith, Lenny Deile, Carlota Portela, Dalal Achcar, Marika Gidale, Décio Otelo, Mario Nascimento, Denis Gray, Jô Jô Smith, Hugo Bianchi, Thoshie Kobayashi, Fernando Nunes etc. Em 1991 fundou a Cia. de Dança Janne Ruth, hoje denominada BCAD Cia. de Dança.

Em 1994 Fundou o Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações- BCAD, uma instituição sem fins lucrativos, onde o objetivo é utilizar a arte, Cultura, Educação e o Esporte, para resgatar da área de risco crianças, adolescentes e Jovens excluídos da sociedade.

Em 2000 criou o FENDAFOR – Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará, o mesmo é famoso por suas características e ações sociais, graças à formação da coreógrafa Janne Ruth que há 22 anos fundou sua ONG, hoje modelo até no exterior e desde então vem se dedicando ao terceiro setor e insere sua experiência de todas as formas a responsabilidade social no Festival.

Na Área Social janne Ruth tem se especializado e se qualificado participando de inúmeros Congressos, Seminários, Cursos técnicos e Oficinas de Gestores sociais, entre eles Destacam-se: UNICEF; CEDCA; Gerentes Sociais Banco do Brasil; COMDICA; – COEP (Comitê de Combate a Fome a Miséria – BB); SEG E SENAC; FUNDAÇÂO ITAÚ SOCIAL; EFESO (Fórum de Empreendedores Sociais);FUNDAÇÃO BB e PETROBRAS; FORUM DCA; CAPS AD/ SER III/UFC; APAES; Itaú UNICEF; Janne Ruth Fundou o Fórum Estadual de Dança do Ceará em 1988, foi Presidente dos Grupos Profissionais de Dança do Ceará de 1985 a 1996, faz parte do colegiado do COMDICA como Conselheira e hoje é gestora do FECA – Fundo da Infância e da adolescência. Principais prêmios e homenagens; Programa GENTE QUE FAZ da Rede Globo e Bamerindus; Prêmio do Boticário, Prêmio Gente de Benfica -Shopping Benfica e TV Verdes Mares, Prêmio no dia Internacional da Mulher, (Prêmio Murilo Aguiar) da Assembleia Legislativa do Ceará, Prêmio EFESO de empreendedor social; Prêmio Petrobrás e Associação Dança de Paracuru “Bailarino Pescador”; Medalha de Ouro de Honra ao Mérito do Conselho Brasileiro da Dança – CBDD, Consil Internacional de La Dance Rio de Janeiro e México; Nos últimos 22 anos são 14.000 mil crianças e jovens atendidos, mais de 1600 alunos formados em Ballet Clássico, 54 Tournées realizadas; 06 internacionais e 48 nacionais, protagonista ainda de 240 prêmios no Brasil e no exterior.

Janne Ruth é ainda idealizadora e diretora do FENDAFOR – Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará que acontece desde 2000 em Fortaleza e mais 16 municípios do estado do Ceará.

Por último Janne Ruth Fundou em 2011 o Curso VILA CULTURAL, Qualificação e Intercâmbio em Dança e Teatro para agentes culturais do interior do estado do Ceará. Com esse curso já atendeu 64 municípios do Ceará e alguns da Paraíba, são mais de 320 artistas beneficiados e capacitados através dessa ação.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
TWITTER
Instagram
SOCIALICON