Regulamento Ballace 2019

Um espaço para estimular e fortalecer o desenvolvimento da dança.
 Performances, Outlet da dança, Concurso, Mostras e Oficinas.
 Objetivos: Estimular o desenvolvimento técnico e artístico dos bailarinos, estimular as formas inovadoras de pesquisa em dança, Divulgar e incentivar a dança como forma de expressão, Valorizar e incentivar o intercâmbio entre grupos e/ou bailarinos, Promover a “dança-educação”.

1. Pré seleção de solos (todas as modalidades).
As inscrições deverão ser feitas até 31/03/2019, através de link do Youtube, ficha de inscrição e comprovante de pagamento no valor de R$ 100,00 enviados para o e-mail ballace@ballace.com.br.
Os bailarinos que obtiveram 1º lugar, 2º lugar e 3º lugar nos solos em 2018, não serão submetidos a pré seleção em 2019.
Terão vaga direta, precisando, entretanto, formalizar a sua inscrição através do preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de inscrição.
Resultado da pré-seleção será divulgado até 22 de abril de 2019.
Haverá seleção dos solos para o palco principal e para se apresentarem no Foyer do Teatro onde acontece o “Outlet da Dança”.
Os aprovados para palco principal ou foyer não precisarão pagar nova inscrição, mas precisarão confirmar sua inscrição.
Os não aprovados, perdem a inscrição.
 A filmagem pode ser profissional ou feita com o celular na horizontal;
 O envio da filmagem só pode ser sem figurino;
 Só pode ser filmado em sala de aula ou palco;
 O título do link deverá constar apenas o nome do bailarino, nome da Coreografia, categoria e modalidade.
 Não poderá constar no título, o nome da escola nem do coreógrafo sob pena de desclassificação automática.

2. Prazo de inscrição geral – 30/04/2019 (impreterivelmente).

3. Prazo de inscrição com desconto de 10% – até 31/03/2019 (exceto solos).

4. Para formalizar a inscrição:
Deve ser enviado para o email ballace@ballace.com.br o seguinte:
 Ficha de Inscrição por dança;
 Comprovante de depósito – com nome da escola ou grupo, especificando a que se refere.
Após a inscrição, os dados não poderão ser alterados, nem a taxa devolvida sob nenhum pretexto.

5. Mostras de Dança
As mostras são limitadas ao tempo citado no item 8, neste regulamento, de acordo a cada
categoria.
Coreografias de conjunto, sem restrição de idade.
Taxa de inscrição – R$ 150,00 por coreografia, independente da quantidade de participantes.
Apresentação da modalidade escolhida de acordo ao dia da programação, no final do regulamento
(item 22).

6. Categoria x idade
Solo – Duo – Trio – Quarteto e Conjunto
Infantil – 08 a 10 anos e 11 meses;
Juvenil – 11 a 13 anos e 11 meses;
Adulto – 14 a 16 anos e 11 meses;
Avançado – 17 a 22 anos e 11 meses;
Profissional – 23 a 49 anos e 11 meses;
Idade dos Sonhos – 50 anos em diante.

7. Identificação de bailarinos
Os participantes deverão portar RG ou certidão de nascimento e pulseira (uso obrigatório), para
todas as atividades do evento.

8. Tempo
Solo – até 2´30´´
Duo, Trio e Quarteto – até 3’30”
Conjunto – até 5´ ou tempo da obra (Repertório)

9. Modalidades para todas as categorias
 Clássico de repertório: Trechos de balés consagrados até o séc. XIX (Não é permitido
balés do século XX por motivo de direitos autorais).
 Pas de Deux: sem variações e coda.
 Clássico livre: Coreografias criadas para o nível dos candidatos
 Contemporâneo: Trabalhos que sigam as linhas das escolas de Dança Moderna como
Graham, Limón, Cunningham etc.
 Jazz: Trabalhos que utilizem técnicas e linhas dos vários estilos de Jazz. (Jazz musical,
Lyrical Jazz, Street jazz etc)
 Estilo Livre: Mistura de técnicas e estilo
 Sapateado: sapateado americano e irlandês
 Danças Folclóricas/Populares: Danças étnicas que caracterizam um país ou região como
dança espanhola, dança russa, dança do ventre etc
 Danças Urbanas: Movimentos que surgiram nas ruas (Hip Hop, Break House, Locking,
Dance Hall, Ragga Jam etc)

10. Observações
 O bailarino poderá inscrever-se em mais de uma modalidade, mantendo a mesma
categoria (faixa etária), no caso de solo.
 Em grupo poderá participar de outra categoria diferente da de solo, (caso esteja na cota
extra dos 20% permitidos).
 Cada bailarino só poderá apresentar-se uma única vez por modalidade.
 A taxa de inscrição do bailarino é por cada dança.
 Em grupo, a categoria será determinada pela média das idades.

11. Taxa de inscrição para Concurso
Variação ou Solo: R$ 100,00
Duos: R$ 160,00 (a dupla);
Trios: R$ 240,00 (o trio);
Quarteto: R$ 320,00 (o quarteto);
Conjuntos: R$ 80,00 (por pessoa e a partir de quatro pessoas);
1 Responsável/ 1 Apoio Técnico – R$ 20,00 cada (dois responsáveis por escola)
Mais um responsável – R$ 50,00

12. Batalha “Independent Styles” – Independente de estilos
Acontecerá no sábado, 15 de Junho de 2019 no Foyer do Teatro Cidade do Saber – Camaçari a
partir de 14h.
Com o objetivo de fortalecer e incentivar a dança de rua, contará com a participação de 32
dançarinos competidores em diferentes apresentações de Dança de Rua.
A Batalha 1 x 1
Momento de valorização e reconhecimento dos dançarinos, através de movimentos experimentais
dentro da dança de rua.
Inscrição – $20,00
Para participar das batalhas, serão selecionados 16 dançarinos para cada modalidade.
 Break
 ALL Style
Haverá premiação para 1º e 2º lugar das melhores apresentações, decididas por jurados de cada
categoria. Os premiados serão convidados para dançar 16/06 às 11h na sessão de Danças
Urbanas.
Os inscritos no concurso (16/06) em Danças Urbanas, poderão participar gratuitamente da
Batalha, precisando entretanto formalizar a inscrição através da ficha de inscrição da Batalha.
Tempo de apresentação – até 2 minutos
Direção da Batalha – Ananias Break
Produção – Thina Reis

13. Depósito Bancário:
Banco Itaú
Agência – 7043
Conta Poupança – 09771-1/500
Em nome de Anna Cristina Gonçalves
CPF: 083. 106.965-15

14. Responsável pelo grupo
Retirar o material do grupo na secretaria do evento a partir de 13 de junho de 2019.
Acompanhar o grupo na marcação de palco e apresentações. Entrada e saída de cena, sala de
aquecimento, camarins e comparecer nas reuniões. Cada grupo deverá indicar 1 (um)
responsável.

15. Apoio técnico – função
Atuam junto ao controle de som e luz no momento do ensaio de palco e da apresentação.
Cada grupo ou escola tem direito a 1 (um) responsável para apoio técnico.

16. Reconhecimento de palco – no dia da apresentação.
Por ordem de chegada, a partir das 8h.
O reconhecimento de palco ocorrerá simultaneamente para os solistas, duos, trios, quartetos.
Reconhecimento de palco para conjuntos – o mesmo tempo da coreografia.
Os horários de marcação de palco de cada escola ou grupo serão divulgados uma semana antes
do evento.

17. Da seleção e Comissão julgadora
Os trabalhos apresentados serão analisados por uma comissão julgadora composta por
personalidades de expressão no meio artístico da dança, que classificarão os trabalhos com nota
única.
Os comentários e notas serão entregues ao responsável de cada grupo no dia seguinte à
apresentação na secretaria do evento a partir de 14h.
Serão premiadas as 3 maiores médias: 1º lugar – de 9.0 a 10.0 / 2º lugar – de 8.0 a 8.9 / 3º lugar
– de 7.0 a 7.9.
Os resultados serão divulgados no mural do evento e as medalhas e premiações especiais serão
entregues no último dia (domingo) ao termino da sessão de 11h, no palco.

18. Das disposições gerais
Ficam definidas as seguintes regras para as apresentações:
Não serão permitidas apresentações com aves ou qualquer animal vivo, fogo, plantas e objetos
que possam sujar o palco ou atingir a platéia.
Fica proibida a apresentação de nus, eliminando o grupo ou participante que infringir a regra.
Não haverá uso de cenário e, a iluminação disponibilizada para o festival, é a mesma para todas
as apresentações.
Serão permitidos elementos cênicos simples e práticos, desde que montados e desmontados
dentro do tempo da coreografia do grupo e sem que prejudiquem a seqüência do espetáculo.
Os camarins devem ser desocupados logo após a apresentação, facilitando a entrada do grupo
seguinte e consequente rodízio.
No momento da apresentação, o apoio técnico do grupo deverá estar presente junto ao controle
de som e luz. Sua ausência implicará na eliminação do grupo.
Os responsáveis da escola ou grupo deverão manter contato com os coordenadores de palco
para controle de entrada e saída de cena, assim como distribuição de camarins.
As imagens dos solistas e grupos participantes do evento poderão ser utilizadas a critério da
coordenação do Ballace para a divulgação de seus eventos.
A organização do festival não se responsabilizará por objetos pessoais e de valor extraviados nos
locais de ensaios, apresentações e cursos.

19. Música
Gravação única por dança em CD ou pendrive.
Musicas no celular não serão aceitas.
Não serão permitidas as apresentações com música ao vivo.
A mídia deverá ser testada na cabine de som do teatro pelo coordenador do grupo durante o
ensaio.

20. Cadastramento
O responsável de cada grupo deverá se dirigir a Secretaria do BALLACE na Cidade do Saber –
Camaçari/Bahia Rua dos Telégrafos, s/n – Camaçari – Bahia, a partir de 13 de junho de 2019o,
onde poderão receber as instruções gerais.

21. Ingressos
Venda online – confirmaremos a data de início das vendas, que será a partir da segunda quinzena
de maio.
R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia
Os bailarinos inscritos no concurso e cursos pagam meia entrada (R$ 10,00) para assistir as
apresentações.

22. Programação
13/06 – Quinta feira
Variação
Pas de Deux
Clássico de Repertório
Clássico Livre
14/06 – Sexta feira
Contemporâneo
15/06 – Sábado
Estilo Livre
Jazz /Musical
16/06 – Domingo
Sapateado
Danças Folclóricas/Populares
Danças Urbanas
Os indicados a prêmios especiais serão divulgados ao final de cada sessão, assim como os 3
primeiros lugares de cada modalidade.
Os prêmios especiais serão divulgados ao final da última sessão.

23. Oficinas
As Inscrições para as oficinas serão realizadas de 01 de abril até 01 de maio de 2019.
As inscrições para as oficinas serão através do e-mail ballace@ballace.com.br .
Solicitamos identificar cada e-mail, colocando o nome de sua escola ou grupo no assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
TWITTER
Instagram
SOCIALICON